GENGIBRE

Como planta medicinal o gengibre é uma das mais antigas e populares do mundo. É um aliado contra náuseas, constipações e úlceras gastro-duodenais. O gengibre é rico em óleo essencial (canfeno, felandreno, zingibereno e zingerona), fenóis, lecitinas, aminoácidos, sendo que os seus efeitos terapêuticos derivam principalmente da sinergia entre os seus constituintes fitoquímicos.
Trata-se de uma planta medicinal utilizada para o tratamento e prevenção de náuseas, tonturas e vómitos. Utiliza-se com grande eficácia nos enjoos por movimento (nas viagens de carro ou barco), das grávidas ou causados pela quimioterapia. No pós-operatório, é usada para evitar náuseas e enjoos, assim como na osteoartrite como anti-inflamatório. Também diminui a agregação plaquetária e a síntese de colesterol. É ainda um bom aliado no tratamento de úlceras gastro-duodenais.
Popularmente, o chá de gengibre, feito com pedaços do rizoma fresco fervido em água, é usado no tratamento contra gripes, constipações, tosse e até ressaca. Banhos e compressas quentes de gengibre são indicados para aliviar os sintomas de gota, artrite, dores de cabeça e na coluna, além de diminuir a congestão nasal e cólicas.
Utilizam-se os seus rizomas frescos ou em pó. Tomar durante as refeições, 2 a 4 g por dia. É seguro durante a gravidez em doses até 1 g diário.
Para prevenir enjoos, deve ingerir 30 minutos antes da viagem, com doses repetidas de quatro em quatro horas se necessário

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Uma das recomendações mais frequentes que o curador psíquico Edgar Cayce fazia para restaurar a saúde era o uso de pacotes de óleo de rícino.

Convite especial para Apresentação da Nutrição VLIVE 160 nutrientes num único Pack - Este Sábado 27 de Abril das 17:00 às 19:00

DIVALDO - O MENSAGEIRO DA PAZ