Medicine Buddha Mantra - Bhaisajyaguru: Letras, Significado e Benefícios
Letra da letra Medicine Buddha Mantra em sânscrito versão longa:
Om Namo bhagawate Bhaishjaya Guru
Vaidurya Prabha Rajaya Tathagataya
Arhate Samyaksam Buddhaya Teyatha
Om Bekhajye Bekhajye Maha Bekhajye
Bekhajye Rajaya Samudgate Svaha
Versão curta do mantra:
Tayata
Om Bekandze Bekandze
Maha Bekandze
Radza Samundgate Soha
Tradução do Medicine Buddha Mantra em inglês:
Que os muitos seres sencientes que estão enfermos sejam
rapidamente libertados da doença.
E que todas as doenças dos seres
Nunca mais surjam.
Pronúncia do mantra tibetano:
Tad-ya-ta Om Be-kan-dze Be-kan-dze Ma-ha Be-kan-dze Ra-dza Sa-mung-ga-te So-ha.
Bhaisajyaguru (também conhecido como O Primeiro Médico) é o Buda da cura e da medicina na tradição do Budismo Mahayana, também conhecido como "Buda da Medicina".
O nome original deste mantra de cura é Bhaisajyaguru Vaidurya Prabharaja. O Bhaisajyaguruvaiḍuryaprabharaja Sutra (escrita tibetana do mantra do Buda da Medicina) foi encontrado em Gilgit, Paquistão e Afeganistão, datado antes do século 7
Ao alcançar a condição de Buda, Bhaisajyaguru tornou-se o Buda da pura terra oriental de Vaiḍuryanirbhasa, "Puro Lápis Lazuli". Lá, Bhaisajyaguru é atendido por dois Bodhisattvas que simbolizam a luz do sol (Suryaprabha) e a luz da lua (Candraprabha).
A prática de veneração e adoração de Bhaisajyaguru também é popular na China, já que Bhaisajyaguru é descrito como um da trindade de Budas, os outros sendo Gautama Buda e Buda Amitabha.
De acordo com este Sutra, Bhaisajyaguru fez doze votos:
De acordo com este Sutra, Bhaisajyaguru fez doze votos:
- Para iluminar incontáveis reinos com seu esplendor, permitindo que qualquer pessoa se torne um Buda como ele.
- Para fornecer aos seres sencientes quaisquer necessidades materiais de que necessitem.
- Para despertar as mentes dos seres sencientes através de sua luz de lápis-lazúli.
- Para corrigir visões heréticas e inspirar os seres ao caminho do Bodhisattva.
- Para curar seres nascidos com deformidades, doenças ou outros sofrimentos físicos.
- Para ajudar os seres a seguir os Preceitos Morais, mesmo que tenham falhado antes.
- Para ajudar a aliviar os necessitados e os enfermos.
- Para ajudar a curar aflições mentais e delírios.
- Para ajudar as mulheres que desejam renascer como homens a alcançar o renascimento desejado.
- Para ajudar os oprimidos a ficarem livres do sofrimento.
- Para aliviar aqueles que sofrem de fome e sede terríveis.
- Para ajudar a vestir os necessitados e que sofrem de resfriado e mosquitos.
De acordo com o Bhaisajyaguruvaiduryaprabharaja Sutra (Bhaisajyaguru Sutra), a versão longa é considerada um dharani (um tipo de mantra longo) e foi falada pela primeira vez pelo Buda da Medicina quando ele estava em samadhi (um estado de meditação profunda).
A função do Buda da Medicina é libertar os seres vivos das doenças mentais, emocionais e físicas, concedendo-lhes bênçãos.
Seu corpo de luz azul de sabedoria representa que Bhaisajyaguru é uma emanação do poder de cura de todos os seres iluminados.
Iconografia
Bhaisajyaguru é geralmente retratado sentado, vestindo as três vestes de um monge budista, a mão direita apoiada no joelho direito e segurando um frasco de néctar medicinal em sua mão esquerda, segurando o caule da fruta Aruna (em imagens tibetanas, uma planta myrobalan.
Na medicina tibetana, esta planta - myrobalan é considerada o tratamento universal, que pode curar todas as 404 doenças, conhecidas na medicina clínica tibetana) entre o indicador e o polegar.
Além disso, ele é frequentemente descrito no budismo tibetano como azul-celeste, ou mais comumente conhecido como lápis-lazúli. Nas ilustrações chinesas, Bhaisajyaguru é ocasionalmente ilustrado segurando um pagode, simbolizando os dez mil Budas dos 3 períodos de tempo.
Benefícios de cantar o mantra do Buda da medicina :
Praticando este mantra, ele nos cura de doenças físicas, se o cantarmos 108 vezes perto de um copo d'água (e com a pronúncia correta), a água será abençoada com os poderes curativos do mantra.
Se recitarmos este mantra todos os dias (mínimo de cinco malas, 1 mala = 108 repetições), o mantra irá purificar nosso carma negativo. Além disso, o canto diário do mantra pode ajudar o praticante a superar doenças físicas, mentais e espirituais.
Conselho de Lama Zopa Rinpoche:
“Se você puder recitar o mantra Bhaisajyaguru o máximo que puder todos os dias (bom fazer pelo menos 5 malas), isso purificará o carma negativo e o ajudará a nunca renascer nos reinos inferiores.”
Lama Zopa Rinpoche também declarou - “Além dos benefícios que você recebe ao recitar este mantra medicinal, também esses são os benefícios apenas por ouvir o mantra. Assim, este mantra é muito mais precioso do que todo o céu cheio de diamantes e joias infinitas. Com este mantra de cura, você pode libertar inúmeros seres sencientes de oceanos de sofrimento e trazê-los à iluminação.
Portanto, novamente, recitar mesmo um mantra ou ouvir apenas uma vez esse mantra é muito mais precioso do que o céu cheio de diamantes, ouro, joias que realizam desejos e zilhões e zilhões de dólares. ”
Prática
Podemos praticar este mantra de cura para o benefício de outras pessoas e, no final, consagramos os méritos do mantra (para a pessoa em quem pensamos).
Além disso, quando praticamos este sadhana com um coração sincero, recebemos um poder especial do corpo, da fala e da mente, que podemos usar para ajudar outras pessoas por meio de ações de cura. A estátua do Buda da Medicina ou estátua do Buda da Cura também é usada no Feng Shui para a cura.
Lama Tashi Namgyal explicou:
“É muito importante dedicar conscientemente a consciência, a energia e as bênçãos que você recebeu com a prática para o benefício de toda a vida senciente. Você se lembra de que é ilimitado e permite que flua indefinidamente em todos os cantos do universo.
Quando você termina esta prática poderosa, você se levanta e entra em sua vida diária consciente da energia transcendental gerada pela visão não dual.
Se você está trabalhando na sua própria cura, na cura de outra pessoa, ou se você é um profissional de saúde, ficar perto da vista serve para continuar a cura do Buda da Medicina. Por mais tempo que dure, você tenta e fica perto disso enquanto você retoma o comportamento, a fala e os pensamentos, através do corpo de Buda, da fala de Buda e da mente de Buda. ”
Não há permissão especial (pulmão em tibetano) ou transmissão necessária para praticar o mantra do Buda da Medicina e receber os benefícios curativos dessa prática.
Se você achar a prática do mantra útil e inspiradora e quiser acessar os níveis mais profundos de significado e cura, é recomendável que você busque um “Pulmão” ou transmissão do Buda da Medicina de um lama tibetano; isso, por sua vez, requer um compromisso e dedicação à prática ao longo do tempo, por meio da qual você e todos os seres sencientes serão capazes de acumular benefícios da energia de cura do Buda da Medicina.
“Se alguém meditar no Buda da Medicina, eventualmente alcançará a iluminação, mas, enquanto isso, experimentará um aumento nos poderes de cura tanto para si mesmo quanto para os outros e uma diminuição nas doenças e sofrimentos físicos, emocionais e mentais.”
Mais importante ainda, vários budistas tibetanos incluem a prática do Buda da Medicina em sua meditação diária, mesmo hoje em dia. Aqueles que não são capazes de fazer isso tentam praticar o Sadhana do Buda da Medicina em dias auspiciosos - especialmente no primeiro quarto do dia da lua, que é conhecido como o Dia do Buda da Medicina.
Ouça aqui o Mantra:
Comentários
Enviar um comentário