SINDROME PRÉ-MENSTRUAL ( TPM ) UM PROBLEMA DE SAÚDE QUE ATINGE MUITAS MULHERES.
Após estudar e praticar medicina chinesa à mais 30 anos em que abordava a síndrome pré-mentrual de acordo com a diferenciação de síndromes como estagnação de Qi do figado, vazio de yang do baço e rins e vazio de yin.
Ao ler muitos livros de nutrição verifiquei que a sua abordagem remetia sempre para uma questão de desequilíbrio hormonal que ocorria durante o ciclo menstrual.
Contudo, sabe-se agora que resulta de niveis insuficientes de serotonina, a substância quimica ou neurotransmissor que transmite mensagens entre nervos e nos faz sentir calmos, felizes e alerta.
Pouco antes de uma mulher ficar menstruada, os seus níveis serotonina diminuem naturalmente e voltam a subir quando o período tem início .
Se ela tiver niveis naturalmente baixos de serotonina, os sintomas de TPM irão provavelmente manifestar-se, uma vez esses níveis podem cair abaixo do ponto em que ela é necessária para a manutenção de uma saúde psicológica.
Tem sido pesquisado que a TPM responde bem ao tratamento de LUZ BRILHANTE.
A razão óbvia pela qual a luz brilhante contribui para reduzir os sintomas da TPM é bastante simples tal como a própria vida e simples:
Os niveis de serotonina bem como o cortisol aumentam em resposta à LUZ BRILHANTE; Lembre-se, também de que a vitamina D ativada ajuda a regular a PRODUÇÃO DE DOPAMINA - a outra hormona amiga do HUMOR - no cérebro.
Poderá existir também uma ligação à VITAMINA D. Como as hormonas ováricas influenciam o CÁLCIO, o MAGNÉSIO e o METABOLISMO DA VITAMINA D.
Há muito que os cientistas acreditam que a TPM pode ser parcialmente responsável por baixos níveis destes micronutrientes.
A Dra. Susan Thys- Jacobs, da Universidade de Columbia, publicou um estudo, em 2000 , que sustenta fortemente esta teoria em relação ao CÁLCIO e sublinha que a adição não só de cálcio mas também de MAGNÉSIO e VITAMINA D pode reverter completamente a TPM.A Dra.Thys-jacobs nas sua pesquisas que o síndrome do OVÁRIO POLIQUISTICO também pode ser corrigido através da suplementação de vitamina D e CÁLCIO.
Juntando à minha pesquisa e prática clinica confirmo após anos de observação que a maioria das mulheres com ovários poliquisticos, miomas uterinos , quistos mamários deve-se ao excesso de insulina no sangue devido ao consumo excessivo de hidratos de carbono.
Também na minha prática clinica todos os animais alimentados com hormonas de crescimento, laticínios contribuem fortemente para o desenvovimento quistos ,miomas, polipos ( excesso de insulina e alimentos com mega dose de salicilatos.
Todos estes problemas bem como enxaqueca menstrual crônica em geral tem deficiência de vitamina D e Cálcio e provavelmente magnésio acompamhado com excesso de insulina no sangue.
Na minha observação na clinica da Escola da medicina tradicional chinesa onde sou professor tenho observado que esteja abordagem em complementação com a medicina chinesa é a via correta para lidar com a saúde das pessoas.
Uso o diagnóstico da medicina chinesa para compreender a evolução da doença. Ao perceber atempadamente a evolução da doença posso corrigir de inicio com intervenção da fitoterapia chinesa , com a acupuntura e ao mesmo tempo ir à causa do problema procurando desequilibrios alimentares.
Naturalmente, aproveito o que há de melhor da medicina convencional em termos de análises e possivel cooperação com os médicos em relação ao uso de medicamentos.
Neste momento íntegro a medicina chinesa com a medicina integrativa praticada por médicos.
Juvenal Branco
Comentários
Enviar um comentário