As Emoções podem curar e podem adoecer.


As emoções podem resultar em intercâmbio prazeroso consigo e com o meio externo, ou causar transtornos energéticos importantes.

Nosso mundo emocional é fantástico e suas interações com os demais recursos que a natureza nos dotou é algo tão complexo quanto maravilhoso.
Podemos citar as emoções principais: alegria (euforia), raiva (ira, rancor), preocupação, melancolia (tristeza), medo e terror (pânico).
As emoções estão inter-relacionadas com os 5 Elementos (fogo, metal, terra, água,  madeira) que compõe as bases da Medicina Tradicional Chinesa. A compreensão adequada desses tópicos são matérias de estudos obrigatórios para o  Acupunturista, as bases para orientar a prevenção de doenças, bem como para fazer diagnósticos e planejar tratamentos.
Nossas emoções são consideradas normais e saudáveis quando são equilibradas e não excessivas.
Quando descontroladas, se forem intensas e mantidas por alongado período de tempo, podem ser capazes de causar desarranjos físicos e energéticos muito importantes, interferindo negativamente na normalidade do fluxo de energias que regulam os nossos complexos mecanismos biopsicoenergéticos.
As emoções desenfreadas afetam os Zang Fu (Zang ou órgãos: coração, pulmão, baço-pâncreas, rim, fígado, e, Fu ou vísceras: intestino delgado, intestino grosso, estômago, bexiga, vesícula biliar). Afetam os meridianos relacionados com os referidos órgãos e vísceras, de acordo com suas relações com os 5 Elementos e causam síndromes de excesso ou de deficiência do Yin (energia de polaridade negativa) e Yang (energia de polaridade positiva), podendo também gerar síndromes de estase, impedindo a circulação normal das energias que alimentam os diferentes departamentos de nossa natureza pessoal.
Desta maneira, o desenvolvimento das doenças depende basicamente de dois fatores: da resistência do corpo e da força dos patógenos (fatores causadores da doença: calor, secura, umidade, frio, vento).
Se a resistência (energias de defesa ou wei chi, saúde dos órgãos e vísceras ou Zang Fu, equilíbrio emocional, entre outros) do corpo estiver forte, a doença não consegue invadir o corpo.
Porém grande percentual das doenças têm origem nas alterações e desequilíbrios emocionais. Os chineses foram os primeiros a reconhecer os mecanismos psicossomáticos na inter relação saúde e doença.
Portanto, boa parte das causas das nossas doenças bem como os mecanismos naturais de barreira ou de defesa e de auto reparação fazem parte de nós mesmos, já estão dentro do corpo, constituem o Ser.
Então, havendo desequilibrios, as doenças prosperarão.
Por esta razão, na Acupuntura é dada muita ênfase à prevenção das doenças, à necessidade de observarmos um modo de vida harmônica e intimamente relacionada com a natureza, conscientemente dirigida e equilibrada,  bem como indica o tratamento precoce das desarmonias.
No famoso livro Huángdi (黃帝) Nèijīng (内經), considerado a “bíblia” da Acupuntura, está escrito que “tratar uma doença após sua manifestação é como esperar ter sede para cavar um poço”.  (Robson Barbosa Lopes)

(Edward Bach foi um médico britânico, desenvolveu as essências florais de Bach, uma forma de medicina alternativa inspirada em clássicas tradições homeopáticas. Ele dizia: “O sofrimento é mensageiro de uma lição, a alma envia a doença para nos corrigir e nos colocar no nosso caminho novamente. O mal nada mais é do que o bem fora do lugar”.) 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Uma das recomendações mais frequentes que o curador psíquico Edgar Cayce fazia para restaurar a saúde era o uso de pacotes de óleo de rícino.

Convite especial para Apresentação da Nutrição VLIVE 160 nutrientes num único Pack - Este Sábado 27 de Abril das 17:00 às 19:00

DIVALDO - O MENSAGEIRO DA PAZ