TENSÃO EMOCIONAL TRATADA COM ACUPUNTURA


A vida é um eterno aprendizado, e a forma como lidamos com adversidades, é determinante para o nosso bem estar. A ansiedade atualmente, parece estar entranhada nas nossas atitudes. Tristeza, medo, raiva, euforia, preocupação,…fazem parte do cotidiano e todos nós temos períodos em que perdemos o equilíbrio momentaneamente, sendo esse desequilíbrio evidenciado através da tensão emocional. Isso é normal! Porém, a intensidade e/ou persistência nesse processo traz grandes prejuízos para a saúde.
Ter disciplina emocional não é uma coisa que se aprende de uma hora para outra. A acupuntura, o tratamento através da orelha (auriculoterapia), e o shiatsu (massagem corporal) atuam no campo emocional de uma forma muito especial, promovendo equilíbrio , e apaziguando assim o turbilhão de emoções. 
A acupuntura equilibra o organismo através da manipulação energética, e estabiliza de forma saudável as emoções!
Se temos medo, raiva, euforia, tristeza e preocupação, será necessário compreender que cada emoção está ligada ao funcionamento de um dos cinco órgãos: rim (medo), fígado (raiva), coração (euforia), baço (preocupação) e pulmão (tristeza). Estes por sua vez, possuem relação direta com os cinco elementos/movimentos energéticos, que são respectivamente: água, madeira, fogo, terra e metal. 
No que tange as emoções, encontramos a seguinte citação nos Fundamentos da Medicina Chinesa: “Tensão emocional causa desarmonia dos órgãos internos. E uma desarmonia dos órgãos internos pode causar desequilíbrio emocional”(MACIOCIA).
A medicina chinesa nos ensina também que as emoções estão relacionadas aos zang/fu(órgãos e vísceras). Sendo assim refere que: o medo está ligado a energia do rim; a raiva tem correlação com a energia do fígado; a alegria (estado de excitamento excessivo) está associada a energia do coração; a preocupação se manifesta da energia do baço-pâncreas; e a angustia, aflição e tristeza encontra-se na energia do pulmão.

As emoções são estímulos mentais e fazem parte do contesto humano naturalmente. Porém, a tensão emocional quando duradoura e/ou intensa se torna perversa, e afeta diretamente o equilíbrio dinâmico do QI de forma contundente. A estagnação de QI quando não corrigida desencadeia outros desequilíbrios na saúde e nos julgamentos e respostas do indivíduo frente a estressores externos.
“A natureza de um Órgão Interno ressoa com uma emoção. Cada Órgão Interno tem uma natureza positiva que se transforma em emoções negativas sob a influência da tensão emocional das circunstâncias da vida”(MACIOCIA).
Sendo o equilíbrio dinâmico e saudável do QI (energia) na circulação energética (meridianos de energia), fator essencial para o bom estado emocional e fisiológico do indivíduo. O terapeuta através da medicina tradicional chinesa, manipula esse campo energético, equilibrando a dinâmica do QI, se utilizando, por exemplo, da teoria dos cinco elementos para a manutenção do bem estar, promovendo saúde através dos estímulos com a agulha (sedar e tonificar, equilibrar) manipulando os pontos específicos nos meridianos, equilibrando o sistema como um todo, inclusive o emocional.
Os cinco elementos, contidos em yin e yang, são fonte energética para a estruturação de energia dos Fang/Fu (órgãos e vísceras).
Os cinco elementos são: água, madeira, fogo, terra, e metal. Eles funcionam de forma integrada num fluxo de geração e controle, para manutenção da homeostase energética.
A tensão emocional tratada com acupuntura melhora e melhora muito!

Fonte: ACUPUNTURA NATURAL

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Uma das recomendações mais frequentes que o curador psíquico Edgar Cayce fazia para restaurar a saúde era o uso de pacotes de óleo de rícino.

Convite especial para Apresentação da Nutrição VLIVE 160 nutrientes num único Pack - Este Sábado 27 de Abril das 17:00 às 19:00

DIVALDO - O MENSAGEIRO DA PAZ