Benefícios de caminhada diária de mínimo 30 min:


1. Perda de Peso

Se perder peso é um objetivo seu, não há nada como caminhar diariamente. Tenha atenção, porque há regras! Para ter resultados na perda de peso, deverá caminhar no mínimo 30 minutos por dia a um ritmo moderado.

Estamos habituados a ouvir dizer que 10 mil passos por dia, são sinónimo de uma vida ativa. 

A passada dada deverá ter uma determinada altura da perna e, como já dissemos anteriormente, o ritmo deve ser moderado. Se apenas contar os passos, poderá não ver resultados por estar a realizar o exercício incorretamente. 

Para obter resultados, faça caminhadas diárias de 30 minutos mínimo.

2. Tonificar os músculos

Elimine as gorduras do corpo e ainda tonifique os músculos. As zonas mais trabalhadas durante a caminhada são o abdómen, as pernas, e a nádegas. Quando for caminhar na praia, decida qual o nível de dificuldade que pretende para esse dia. Se caminhar na areia molhada, o corpo não será tão trabalhado, já a areia seca exige muito mais esforço.

3. Estimular a circulação

Sabia que pode evitar ter as inestéticas varizes ao fazer caminhadas? Caminhar estimula a circulação sanguínea, levando o sangue até às extremidades do nosso corpo através da expansão dos vasos. Para evitar ter problemas de má circulação, caminhe sempre que possa.

4. Sono tranquilo

Este foi um dos problemas mais reportados durante os últimos dois anos de pandemia. As insónias representam a dificuldade das pessoas em dormir o número aconselhado de horas. Quando o corpo não descansa convenientemente, existem vários riscos associados, tais como: a perda de memória, o envelhecimento da pele, mais propensão a acidentes, tendência a comer mais e a escolher alimentos calóricos, ou o risco de sofrer um AVC.

O exercício físico, em geral, contribui para um sono mais tranquilo, e as caminhadas como são consideradas um exercício moderado a intenso, são uma ótima solução para noites de sono profundo.

5. Produção de endorfinas

As endorfinas são mais conhecidas como as hormonas da felicidade, são produzidas no nosso corpo e dão resposta a certos estímulos como o stress, a dor ou o medo. 

Estas hormonas são produzidas quando apreciamos um bom prato de comida, ou quando praticamos desporto. 

Depois de cada sessão de uma caminhada a um ritmo moderado, o efeito das endorfinas poderá durar até 72 horas.

6. Previne a osteoporose

Este é um exercício de baixo impacto, portanto um dos melhores para quem sofre de osteoporose. Além disso, a caminhada ainda ajuda a aumentar a densidade óssea, diminuindo o risco de fraturas, desenvolve a coordenação motora e o equilíbrio. Se sofre desta doença, caminhe diariamente 30 minutos e evite quedas que podem resultar em fraturas ósseas.

7. Caminhar melhora a memória

Vários estudos revelam que as caminhadas diárias contribuem para uma boa memória. O exercício físico refresca e melhora a matéria branca do cérebro, aperfeiçoando o raciocínio e a memória. Sendo a prática física diária indicada para todas as idades, esta é uma das melhores formas de combater a demência em idades mais avançadas. 

8. Prevenção das diabetes

Quando caminha, reduz os níveis de açúcares presentes no corpo, logo diminui a possibilidade de desenvolver diabetes. Ao caminhar, o corpo produz insulina, e aumenta a utilização da glicose por parte dos músculos que faz diminuir a glicemia. E ainda, diminui a gordura generalizada, contribuindo para a redução das complicações das diabetes relacionadas com a obesidade.


Benefícios de caminhar na praia

Caminhar na praia traz ainda mais benefícios para a saúde do que simplesmente caminhar na cidade. 

As vantagens para o corpo e mente são inúmeras, mas damos a conhecer as mais significativas.

1. Vitamina D

É uma vitamina muito importante para a absorção do cálcio nos ossos e o melhor de tudo, é que podemos recebê-la no nosso organismo muito facilmente. 

A razão para isso, é que a vitamina D é absorvida pelo nosso corpo através do sol e da comida, sendo 90% pelo sol e apenas 10% através da comida.

Para ter o efeito desejado, deverá fazer as suas caminhadas na praia antes das horas de maior calor, portanto antes das 10 horas da manhã.

Se possível, use camisolas de manga curta e calções para a pele absorver a vitamina D. 

Não use protetores solares.


2. Coordenação motora

Ao caminhar na praia, percebemos que o terreno é irregular, forçando o corpo a adaptar-se à areia para se manter na posição adequada.

Este pequeno exercício na praia faz com que o equilíbrio, a força e a flexibilidade, sejam os ingredientes certos para promover uma maior coordenação motora.

Quando decidir caminhar na praia, escolha um calçado leve e de sola flexível, ou se preferir caminhe descalço, forçando assim a musculatura do pé a ser também ela trabalhada.

3. Controlo do stress

O exercício físico produz endorfinas (as hormonas da felicidade), o que não referimos ainda é que o contacto com a natureza também faz descer os níveis de stress.

A sensação de bem-estar duplica quando está ao ar livre e em contacto com natureza e desta forma, podemos afirmar, que as caminhadas na praia contribuem para baixar os níveis de stress relacionados com doenças do foro psicológico, como a depressão ou a ansiedade.


☆ não arraje mais desculpas e vá caminhar...não existe nenhum medicamento melhor para a sua saúde e não custa dinheiro, descipline-se e vai agradecer porque se vai sentir muito bem a todos os níveis 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Psychic readings-healings with light language Remotely or in person with Gautami

Convite especial para Apresentação da Nutrição VLIVE 160 nutrientes num único Pack - Este Sábado 27 de Abril das 17:00 às 19:00