As tuas emoções não são um problema, são uma forma do teu corpo reparar algo.
As tuas emoções não são um problema, são uma forma do teu corpo reparar algo. É por isso que não é útil reprimir ou controlar emoções. Elas precisam é de um espaço para se expressarem e da tua escuta curiosa e empática.
Quando as emoções são muito intensas, ou as reações excessivas, precisas de detetar o verdadeiro problema. E o verdadeiro problema, na maioria das vezes, é uma necessidade insatisfeita dentro de ti. Tudo aquilo que precisas de viver não está a acontecer e isso gera emoções muito intensas e comportamentos dos quais te podes arrepender.
Então, em vez de procurar estratégias para controlar emoções, é mais útil fazer regularmente um ponto de situação das tuas necessidades.
1️⃣Começa por registar a necessidade mais importante de satisfazer para ti neste momento.
2️⃣De seguida, aponta todos os meios possíveis para conseguires satisfazer essa necessidade (o que é preciso que aconteça para que essa necessidade fique satisfeita?).
3️⃣De todos os meios que encontraste, selecciona aqueles que são viáveis, possíveis a curto prazo e mais ajustados à tua realidade.
4️⃣Começa depois a testar esses meios de satisfação da tua necessidade e se não resultar, volta ao exercício e escolhe outro meio de lá chegar.
Muito importante! Assume a tua responsabilidade pessoal no processo. Não fiques à espera que os outros mudem. Age tu ativamente naquilo que precisas que aconteça para que te sintas melhor.
E tem paciência... passo a passo procura nutrir as tuas necessidades, mas sem esforço, sem forçar tudo de uma vez. Vai observando com compaixão o processo da tua evolução e aprendendo com ele.
Reconhecer, expressar e nutrir as nossas necessidades é fundamental para uma boa saúde mental e física.
Não foi algo que nos ensinaram a fazer na nossa infância, é por isso que é tão difícil para a maioria dos adultos. Escutar as nossas emoções, investigar as nossas necessidades, é algo que pode parecer muito difícil de fazer.
Só que é uma competência que precisamos de treinar para recuperar o nosso poder pessoal e viver uma vida mais plena e equilibrada.
Zulima
Comentários
Enviar um comentário