OS 10 ESTÁGIOS DA ILUMINAÇÃO
Somos filhos do Buda, portanto somos Budas, sejam quais forem as nossas crenças, mas não nos sentimos necessariamente como tal. Muitas vezes sentimo-nos confusos e presos. O Buda sugeriu dez passos ou estágios, chamados bhumis, que poderíamos percorrer até finalmente alcançarmos o que ele chama de Nuvem do Dharma e nos tornarmos um bodhisattva, um ser totalmente iluminado.
Cada um desses dez passos é uma prática diferente, paralela às dez maneiras hábeis que um pai pode usar para criar um filho gradualmente. Já somos Budas, mas porque nos falta confiança, não acreditamos nisso.
O primeiro bhumi, o primeiro passo em direção à nossa plena liberdade, é o estágio da alegria, mudita. O sinal de que você está a caminho de se tornar um bodhisattva é que você tem muita alegria. Olhando para o seu rosto, para o seu comportamento, as pessoas sabem que você tem muita alegria. Esse é um sinal de que você é um bodhisattva.
O segundo passo é a pureza. Isso significa que todas as impurezas da sua mente e do seu corpo já foram transformadas. Quando você olha para suas energias negativas e é capaz de transformá-las, você está entrando no segundo estágio de um bodhisattva. Você está distanciado da energia negativa em você.
Então você pode chegar ao terceiro passo, que é emanar luz. Quando você está atento e sua mente está longe de todas as energias negativas, você emana muita luz, frescor, solidez e liberdade. Quando você vê alguém que pratica a atenção plena de maneira muito bonita, é como se essa pessoa estivesse emanando luz.
No quarto estágio, a sua visão, a sua sabedoria, começa a ser iluminada. A sua visão profunda, sua visão profunda começa a ser iluminada e faz com que toda a sua ignorância, confusão, desejos negativos e anseios desapareçam. O Venerável Mestre Tang Hoi costumava dizer: “Zen significa queimar todas as suas aflições”.
Agora chegamos à quinta etapa, vencer todas as dificuldades. No seu caminho sempre há dificuldades, mas você pode transcender todas essas dificuldades, as dificuldades que estão dentro e as que estão fora. Se você tem dificuldades, você não se importa. Algumas dificuldades são causadas pelos seus pais, pelos seus amigos e pela situação negativa do seu corpo, da sua saúde. Você transcende tudo. De cada vez que surge uma dificuldade, você a supera.
O sexto estágio consiste em habitar profundamente no momento presente, cem por cento no momento presente. Você vê a Terra Pura em você e ao seu redor e, ao mesmo tempo, vê todas as dificuldades da vida. Mas você não se deixa abalar por elas. Você sabe que isso é vida. Você olha profunda e suavemente; você tenta superá-lo e transformá-lo da melhor maneira possível.
A sétima etapa é: você vai muito longe no sentido de salvar pessoas. Depois de praticar por algumas semanas, podemos pensar: “Eu sei tudo: inspirar, expirar e caminhar com atenção plena; isso eu sei, isso é o suficiente. Então não preciso ir longe.” Mas queremos ir longe; não nos sentimos satisfeitos com apenas um pouco de aprendizado e prática.
O oitavo bhumi é a imobilidade. Isto significa estabilidade muito profunda. Você é muito estável; você não se deixa abalar por nada. Mesmo um terremoto não irá abalar você. Quaisquer grandes aflições não podem afetar você. Qualquer desejo ou atração não pode abalar você. Você chega a um estágio em que nada pode te abalar: raiva, dinheiro, tentação de sexo ou fama; nada pode abalá-lo, nada pode tentá-lo.
Quando você chega ao nono estágio, você domina totalmente a sua mente. Você age, fala, faz tudo de uma forma bonita e sem esforço. Quando você abre a boca, é apenas um discurso bonito; quando você atua, é apenas uma ação bonita. Quando você faz qualquer coisa, é sempre natural e bonito.
E então você chega ao décimo estágio, o estágio Nuvem do Dharma. É chamado assim porque você é tão livre quanto uma nuvem. Sempre que você está alegre, você pára. Quando há algumas dificuldades, você se transforma. Quando algo o tenta, você não será tentado. Não há esforço, apenas ser.
Thích Nhất Hạnh - Zen Battles
Comentários
Enviar um comentário