Kali-yuga, A Última Era do Ciclo Cósmico


Sukadeva Gosvami
Excertos dos capítulos 2 e 3 do último canto da obra Srimad-Bhagavatam

Sukadeva Gosvami disse: Então, ó rei, a religião, a veracidade, a limpeza, a tolerância, a misericórdia, a duração de vida, a força física e a memória, todas diminuirão dia a dia em virtude da poderosa influência da era de Kali.

Em Kali-yuga, somente a riqueza será considerada sinal de bom nascimento, comportamento adequado e boas qualidades. E a lei e a justiça serão aplicadas apenas com base no poder do indivíduo. Homens e mulheres viverão juntos por causa da mera atração su­perficial. O sucesso nos negócios dependerá de fraudes. A feminili­dade e a masculinidade serão julgados segundo a perícia sexual da pessoa. E um homem será conhecido como brahmana apenas por usar um cordão. 

Determinar-se-á a posição espiritual de alguém apenas em função de símbolos externos, e em base a este mesmo princípio as pessoas mudarão de uma ordem espiritual para outra. A dignidade do homem será seriamente questionada se ele não tiver um bom salá­rio. E considerar-se-á um estudioso erudito quem for muito perito em malabarismo verbal.

Alguém será julgado profano se não tiver dinheiro, e a hipocrisia será aceita como virtude. O casamento será feito apenas por acordo verbal, e a pessoa pensará que está apta a aparecer em público ape­nas porque tomou banho. Será considerado sagrado um lugar que consistir apenas de um reservatório d’água num local distante, e a beleza será julgada pelo penteado de cada um. Encher a barriga se tornará a meta da vida, e quem for audacioso será aceito como veraz. Aquele que conseguir manter a família será considerado hábil, e os princípios religiosos serão observados apenas por causa da reputação.

À medida que a Terra se apinhar de população corrupta, quem quer que, dentre qualquer das classes sociais, mostrar ser o mais forte obterá o poder político. Perdendo suas esposas e propriedades para tais governantes ava­rentos e desumanos, que não se comportarão melhor do que ladrões ordinários, os cidadãos fugirão para as montanhas e florestas. Atormentados pela fome e impostos excessivos, os homens recor­rerão a folhas, raízes, carne, mel silvestre, frutas, flores e sementes para se alimentar. Atingidos pela seca, eles ficarão completamente arruinados. Os cidadãos sofrerão muito com o frio, vento, calor, chuva e neve. Serão atormentados ainda por desavenças, fome, sede, doen­ça e severa ansiedade.

A duração máxima de vida dos seres humanos em Kali-yuga será de cinquenta anos. Na época do fim da era de Kali, os corpos de todas as criaturas diminuirão muito em tamanho, e os princípios religiosos dos seguidores do varnasrama serão arruinados. 

A sociedade humana esque­cerá por completo o caminho dos Vedas, e a dita religião será em sua maior parte ateísta. A maioria dos reis serão ladrões, a ocupa­ção dos homens será o roubo, a mentira e a violência desnecessária, e todas as classes sociais serão reduzidas ao baixíssimo nível dos sudras. As vacas serão como cabras, os eremitérios espirituais não serão diferentes de casas mundanas, e os laços familiares não se es­tenderão além dos vínculos imediatos do matrimônio. 

A maioria das plantas e ervas serão pequeninas, e todas as árvores serão semelhantes às árvores anãs sami. As nuvens serão cheias de relâmpagos, os lares serão desprovidos de piedade, e todos os seres humanos parece­rão asnos.

Nesse momento, a Suprema Personalidade de Deus apa­recerá na Terra. Agindo com o poder da bondade espiritual pura, Ele salvará a religião eterna. O Senhor Visnu – a Suprema Personalidade de Deus, o mestre espiritual de todos os seres vivos móveis e inertes e a Alma Supre­ma de todos – nasce para proteger os princípios religiosos e para salvar Seus devotos santos das reações da atividade material. O Senhor Kalki aparecerá na casa do mais eminente brahmana da aldeia de Sambhala, o magnânimo Visnuyasa. 

O Senhor Kalki, o Senhor do Universo, montará em Seu veloz cavalo Devadatta e, de espada em punho, viajará pela Terra exibin­do Suas oito opulências místicas e oito qualidades especiais da Divin­dade. Exibindo Sua refulgência inigualável e cavalgando com grande velocidade, Ele matará aos milhões aqueles ladrões que ousaram vestir-se de reis.


Foto: O vindouro nascimento do Senhor Visnu, Kalki.

Depois que todos os reis impostores forem mortos, os residentes das cidades e aldeias sentirão na brisa a mais sagrada fragrância da polpa de sândalo e outras decorações do Senhor Vasudeva, e suas mentes ficarão transcendentalmente puras. Depois que o Senhor Vasudeva, a Suprema Personalidade de Deus, aparecer em seus corações sob Sua forma de bondade trans­cendental, os cidadãos restantes repovoarão a Terra. Depois que o Senhor Supremo aparecer na Terra como Kalki, o mantenedor da religião, começará Satya-yuga, e a sociedade huma­na gerará progênie no modo da bondade. Quando a Lua, o Sol e Brhaspati estiverem juntos na constela­ção Karkata, e todos os três entrarem ao mesmo tempo na mansão lunar Pusya – nesse exato momento começará a era de Satya, ou Krta.

A Partida de Krsna

Visnu, o Supremo Senhor, é brilhante como o Sol e é conhecido como Krsna. Quando Ele retornou ao céu espiritual, Kali entrou neste mundo, e então os homens passaram a sentir prazer nas ativi­dades pecaminosas.

de princípios religiosos.

Na era de Kali, a mente das pessoas estará sempre agitada. Elas ficarão magras em virtude da fome e dos impostos, meu querido rei, e estarão sempre perturbadas devido ao medo da seca. Terão falta de roupas, comida e bebida adequadas, serão incapazes de ter descanso apropriado, de ter relações sexuais ou de se banhar, e não terão adornos para enfeitar o corpo. De fato, as pessoas de Kali­-yuga aos poucos ficarão semelhantes a criaturas assombradas ou aos próprios fantasmas.

Em Kali-yuga, os homens desenvolverão ódio mútuo mesmo por causa de algumas moedas. Abandonando todas as relações amistosas, ­estarão prontos a entregar a própria vida e a matar até mesmo os pró­prios parentes. Os homens não mais protegerão seus pais idosos, filhos ou espo­sas respeitáveis. Totalmente degradados, somente cuidarão de satisfazer o próprio estômago e órgãos genitais. Ó rei, na era de Kali, a inteligência dos homens será desviada pelo ateísmo, e eles quase nunca oferecerão sacrifício à Suprema Persona­lidade de Deus, que é o supremo mestre espiritual do Universo. Em­bora todas as grandes personalidades que controlam os três mundos prostrem-se aos pés de lótus do Senhor Supremo, os insignificantes e desditosos seres humanos desta era não o farão.

Aterrorizado e prestes a morrer, um homem sucumbe em sua cama. Embora sua voz esteja embargada e ele mal saiba o que está dizendo, caso entoe o santo nome do Senhor Supremo, poderá se li­bertar da reação do trabalho fruitivo e alcançar o destino supremo. Apesar disso, as pessoas na era de Kali não adorarão o Senhor Supremo.

Em Kali-yuga, os objetos, os lugares e mesmo os indivíduos estão todos poluídos. A onipotente Personalidade de Deus, todavia, pode remover toda essa contaminação da vida daquele que fixa o Senhor dentro de sua mente. Se alguém ouvir sobre o Senhor Supremo, glorificá-lO, meditar nEle, adorá-lO ou apenas oferecer grande respeito a Ele, que está situado dentro do coração, o Senhor afastará de sua mente a conta­minação acumulada durante muitos milhares de vidas. Assim como o fogo aplicado ao ouro retira todo descoramento causado por vestígios de outros metais, o Senhor Visnu dentro do coração purifica a mente dos yogis.

Foto: Visnu, uma das espirituais formas de Krsna, a personalidade suprema em que se deve meditar.

Por alguém se ocupar nos processos de adoração aos semideuses, austeridades, controle respiratório, compaixão, banho nos lugares sagrados, votos estritos, caridade e canto de vários mantras, sua mente não pode atingir a mesma purificação absoluta que é obtida quando a ilimitada Personalidade de Deus aparece dentro de seu co­ração.

Portanto, ó rei, empenha-te com todo esforço para fixar o Su­premo Senhor Kesava [Krsna] dentro de teu coração. Mantém essa con­centração no Senhor e, na hora da morte, com certeza alcançarás o destino supremo. Meu querido rei, a Personalidade de Deus é o controlador últi­mo. Ele é a Alma Suprema e o refúgio supremo de todos os seres. Quando aqueles que estão para morrer meditam no Senhor, este lhes revela sua identidade espiritual eterna.

Meu querido rei, embora Kali-yuga seja um oceano de defeitos, existe ainda assim uma boa qualidade em relação a esta era: pelo simples cantar do maha-mantra Hare Krsna, pode-se ficar livre do cativeiro material e ser promovido ao reino transcendental. Qualquer resultado obtido em Satya-yuga através da meditação em Visnu, em Treta-yuga mediante a execução de sacrifícios e em Dvapara-yuga por servir os pés de lótus do Senhor pode-se alcançar em Kali-yuga pelo simples cantar do maha-mantra Hare Krsna.

Conheça mais sobre o Srimad-Bhagavatam aqui:

http://wwwgautamidecastro.blogspot.com/2024/10/o-purana-imaculado.html


Leia outro excerto do Srimad-Bhagavatam 

http://wwwgautamidecastro.blogspot.com/2024/10/ida-e-volta-ao-infernokapiladev.html

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Uma das recomendações mais frequentes que o curador psíquico Edgar Cayce fazia para restaurar a saúde era o uso de pacotes de óleo de rícino.

Psychic readings-healings with light language Remotely or in person with Gautami

Convite especial para Apresentação da Nutrição VLIVE 160 nutrientes num único Pack - Este Sábado 27 de Abril das 17:00 às 19:00