Ramayana
Ramayana é um épico hindu que conta a saga do príncipe Rama. Neste clássico, Rama é a encarnação do deus hindu Vishnu e seu propósito na Terra é demonstrar a Ética Universal, conhecido como Dharma. É uma obra inspiradora de exemplos e modelos de comportamentos éticos que todos devem seguir.
"Que tenhamos o referencial que é Rama, para que cada um de nós lute, para que cada um de nós dê a batalha, vença seus Ravanas, perceba que Ravana é possível de ser vencido, é passível de ser vencido, porque existe algo de divino dentro de nós, e vá denodadamente, determinadamente em busca da sua alma, por muito grandes e por muito imponentes que pareçam os obstáculos. Então, não é que vamos tomar a figura de um personagem indiano Rama religiosamente para pedir que ele faça coisas por nós, vamos tomar filosoficamente a imagem de um ser Rama como incentivo para que nós também nos tornemos grandes, nos tornemos também reis sobre a Terra. E como dizia o próprio Ravana: ‘Uma vez mais feito homem te esqueces de quem és’, todos nós uma vez mais feito homens, esquecemos de quem somos, encarnações do Senhor Narayana, encarnações do divino, destinados a vencer todos os Ravanas do dia-a-dia e reconquistar a nossa alma, conquistar nobreza e reinar sobre a Terra, dignos como homem, como rei."
__________
Para saber mais, assista no canal de Nova Acrópole no YouTube a palestra completa da prof. Lucia Helena sobre o Ramayana intitulada “O Ramayana, o mais belo poema da humanidade.”
(link para palestra: https://youtu.be/ih1gSlgvWJs)
Ilustração: capa de O Ramayana da editora Cultrix.
Comentários
Enviar um comentário