CUIDADOS INTIMOS SEGUNDO A AYURVEDA
A cavidade vaginal pode comparar-se á cavidade bucal.
Tal como a boca, a vagina necessita de alguns cuidados a fim de permanecer livre de infeções e não ganhar mau odor.
As infeções fúngicas e bacterianas são a consequência mais comum da falta de equilíbrio vaginal, muitas vezes causada pela toma de antibióticos que perturbam a fauna natural interior.
Em condições normais de saúde, a vagina tem uma bactéria chamada Dordeline que mantém o meio vaginal acidífero, convertendo o glicogénio uma espécie de açúcar segregado pelas células vaginais) em acido láctico. O meio acídico é desagradável para o crescimento de vários agentes patológicos e assim ajuda a manter a vagina livre de infeções.
Porem se a Doderline for morta devido á ingestão de antibióticos ou á aplicação de uma outra droga na cavidade vaginal, o equilíbrio natural é perturbado.
O ambiente vaginal quente e húmido proporciona um excelente terreno para o crescimento de muitas bactérias patológicas, fungos
etc. Isso dá lugar a problemas como irritação, inflamações e feridas.
Seguem-se alguns métodos simples para curar pequenas infeções vaginais:
Receitas naturais caseiras para curar pequenas infeções vaginais
Leite cru
O leite de vaca fresco, não tratado (cru), pode ajudar a restabelecer a fauna natural da vagina. Também ajuda a combater pequenos ataques patogénicos. O leite diluído com cinquenta por cento de água, deve ser usado num duche para lavar bem a cavidade vaginal. Deve repetir-se três ou quatro vezes por dia até desaparecer a infeção, se não conseguires leite cru, compra uma forma de leite menos tratada de leite numa loja de produtos naturais. O iogurte com cultura ativa também ajuda, mas o leite cru é mais eficaz.
Algodão e mel
Coloca na cavidade vaginal durante varias horas uma bola de algodão Bio, embebido em mel e ghi para curar pequenas irritações, podes substituir a manteiga clarificada por óleo de coco.
Alcaçuz e ghi
Alcaçuz em pó batido com ghi ajuda a curar feridas provocadas por parasitas. Mistura quantidades iguais de alcaçuz e de ghi, duas colheres de chá serão suficientes para vários dias e bate bem.
Com o dedo, aplica a mistura nas paredes vaginais e á volta da cavidade vaginal. Continua a aplicar várias vezes por dia especialmente antes de te deitares, até as feridas sararem.
Sementes de agrião e óleo de coco
Faz uma pasta fina com sementes de agrião ou de mostarda e óleo de coco, junta partes iguais e aplica nas paredes vaginais.
Certifica-te que a pasta fica fina, misturando três colheres de chá de cada ingrediente, guarda no frigorifico num boião de vidro esterilizado, esta mistura dará para quatro dias. Aplica a pasta pelo menos duas vezes por dia até te veres livre da infeção.
Qualquer desequilíbrio físico deve ser acompanhado por um profissional de saúde
Caso a infeção persistir, consulta o teu ginecologista sem demora.
Espero que este artigo te seja útil partilha com outras mulheres
com Amor
Rute Alegria
Comentários
Enviar um comentário