Sri Maha Varahi Devi Ashtottara Shatanamavali - 108 nomes a Amma


Sri Maha Varahi Devi Ashtottara Shatanamavali

॥ Mahāvārāhyaṣṭottaraśatanāmāvaliḥ॥ (॥ महावाराह्यष्टोत्तरशतनामावलिः॥) 
(Os 108 atributos de śrī mahāvārāhi)


O aṣṭottara śatanāmāvali tem 108 nomes de śrī Varahi Amma. 

Esses 108 nomes contêm a própria essência do śrī Varahi Devi sahasranāma e um tratado em si mesmo. 

Todos os benefícios que podem ser acumulados através da recitação do sahasranāma também podem ser obtidos através do aṣṭottara śatanāmāvali.

O aṣṭottara śatanāmāvali descreve os atributos-chave do śrī Varahi Devi, abrangendo todo o espectro, desde Seus atributos físicos até seu esplendor espiritual descrito a partir dos relatos purâncos, śāstrās tântricos, relacionamento com śrī vidyā, meditação kuṇḍalini e Seu aspecto como o próprio Brahman. 

Um sadhaka obterá imensos benefícios se também puder meditar sobre os significados de cada nama e compreender tanto o significado Bruto quanto o significado espiritual dos namas.

1. Om purna-bramha-svarupinyai namah 
Adorações à Amma, que é a manifestação completa da Verdade Absoluta (Brahman). 

2. Om saccidananda murttaye namah 
... que é existência, conhecimento e bem-aventurança corporificados. 

3. Om atma-ramagraganyayai namah 
... que é supremo entre aqueles que se deleitam com o Eu interior 

4. Om yoga-linantaratmane namah 
... cujo Eu interior (mente pura) está fundido no Yoga (a união do Eu Individual com Brahman). 

5. Om antar-mukha-svabhavayai namah 
... que é interiormente atraída por Sua própria natureza. 

6. Om turya-tunga-sthlijjuse namah 
... que reside no plano mais elevado de consciência conhecido como 'turya' 

7. Om prabha-mandala-vitayai namah 
... que está totalmente rodeado pela luz divina. 

8. Om durasada-mahaujase namah 
... cuja grandeza é usurpada. 

9. Om tyakta-dig-vastu-kaladi-sarvavacceda-rasaye namah 
... que se elevou acima de todas as limitações de espaço, matéria e tempo. 

10. Om-sajatiya-vijatiya-sviya-bheda-nirakrte-namah 
...que é desprovido de todos os tipos de diferenças ('diferenças' como geralmente vistas entre a mesma espécie, entre espécies diferentes e dentro de um mesmo indivíduo ). 

11. Om-vani-buddhi-vimrgyayai namah 
... quem a fala e o intelecto não podem apreender. 

12. Om-sasvad-avyakta-vartmane namah 
... cujo caminho é eternamente indefinido. 

13. Om nama-rupadi-sunyayai namah 
... que é desprovido de nome e forma. 

14. Om sunya-kalpa-vibhutaye namah 
... para quem os poderes iogues não têm importância (como o mundo inteiro não tem importância quando em dissolução). 

15. Om sadaisvarya-samudrayai namah 
... que tem as marcas auspiciosas das seis qualidades divinas (aisvarya: riqueza; virya: valor; yasas: fama; sri: auspiciosidade; jnanam: conhecimento; vairagya: desapego). 

16. Om duri-krta-sad-urmaye namah 
... que é desprovido das seis modificações da vida (nascimento, existência, crescimento, mudança ou evolução, degeneração, destruição). 

17. Om nitya-prabuddha-samsuddha-nirmuktatma-prabhamuce namah 
... que emana a luz do Ser, que é eterno, consciente, puro e livre. 

18. Om karunyakula-cittayai namah 
... cujo coração está cheio de misericórdia. 

19. Om tyakta-yoga-susuptaye namah 
... que abandonou o sono iogue. 

20. Om kerala-ksmavatirnayai namah 
...que encarnou na terra de Kerala. 

21. Om manusa -stri-vapurbhrte namah 
...que tem um corpo feminino. 

22. Om dharmistha-sugunanda damayanti-svayam-bhuve namah 
...que encarnou por vontade própria como filha dos virtuosos Sugunananda e Damayanti. 

23. Om mata-pitr-ciracirna-punya-pura-phalatmane namah 
... que nasceu de Seus pais como resultado de seus muitos atos virtuosos ao longo de muitas vidas. 

24. Om nissabda-janani-garbha-nirgamatbhuta-karmane namah 
... que fez o ato milagroso de manter silêncio quando saiu do ventre de sua mãe. 

25.Om kali-sri-krsna-sankasa-komala-syamala-tvise namah 
... que tem a bela tez escura que lembra Kali e Krishna. 

26. Om cira-nasta punar-labdha-bhargave-ksetra-sampade namah 
... que é a riqueza (tesouro) de Kerela (terra de Bhargava, uma encarnação), perdida há muito tempo e agora recuperada. 

27. Om mrta-praya-bhrgu-kserta punar-uddhita-tejase namah 
...que é a vida da terra de Kerala que estava quase morrendo e agora ressuscitou. 

28. Om sausilyadi-gunakrsta-jangama-sthavaralaye namah 
... que por Suas nobres qualidades, como bom comportamento, etc., atrai toda a criação. 

29.Om manusya-mrga-paksyadi sarva-samsevitanghraye namah 
... cujos pés são servidos por humanos, animais, pássaros e todos os outros. 

30. Om naisargika-daya-tirth-snana-klinnantar' atmane namah 
... cujo Eu interior está sempre se banhando no rio sagrado da misericórdia. 

31. Om daridra-janata-hasta-samarpita nijandhase namah 
... que ofereceu Sua própria comida aos pobres. 

32. Om anya-vaktra-pra-bhuktanna purita-sviya-kuksaye namah 
... cujo estômago fica cheio quando os outros fazem suas refeições. 

33. Om samprapta-sarva-bhutatma svatma sattanubhutaye namah 
... que alcançou a experiência de que Seu Eu é um com o Eu de todos os seres. 

34. Om asisksita-svayam-svanta-sphurat-krsna-vibhutaye namah 
... que sabia tudo sobre Krishna sem ser ensinado. (Em cuja mente surgiram todas as qualidades divinas de Krishna). 

35. Om acchinna-madhurodara krsna-lilanusandhaye namah 
... que contemplou continuamente os doces esportes do Senhor Krishna 

36. Om nandatmaja-mukhaloka nityokan thita cetase namah 
... cuja mente sempre anseia por ver o rosto do Filho de Nanda ( Krsna). 

37. Om govinda viprayogadhi-dava-dagdantar'atmane namah 
... cuja mente estava queimando no fogo da agonia da separação de Govinda (Krishna). 

38. Om viyoga-soka-sammurccha-muhur-patita varsmane namah 
... que muitas vezes caía inconsciente, devido à dor da não união com Krishna. 

39. Om sarameyadi vihita-susrusa-labdha-buddhaye namah 
... que recuperou a consciência através da amamentação adequada dada por cães e outros animais. 

40. Om prema-bhankti balakrsta-pradur-bhavita sargine namah 
...cujo amor supremo atraiu Krishna pela força, por assim dizer, a manifestar-se diante dela.

41. Om Krsna-loka mahahlada-dhvasta sokantar'atmane namah 
... cuja mente foi aliviada de sua agonia pela imensa alegria da visão de Krishna. 

42. Om Kanci-candraka-manjira vamsi sobhi svabhu-drse namah 
... que teve a visão da forma brilhante de Krishna, com ornamentos dourados como cintas, tornozeleiras, penas de pavão e flauta. 

43. Om sarvatrika risikesa sannidhya lahari-sprse namah 
... que sentiu a presença onipresente de Hrisikesa (outro nome de Krishna significa aquele que conquistou todos os sentidos). 

44. Om susmera-tan mukhaloka vi-smerotphulla-drstaye namah 
... cujos olhos permaneceram bem abertos de alegria ao contemplar o rosto sorridente (de Krishna). 

45. Om tat-kanti-yamuna-sparsa-hrsta romanga-yastaye namah 
... cujos cabelos se arrepiaram quando Ela tocou o rio de Sua beleza. 

46. ​​Om apratiksita samprapta-devi-rupopalabdhaye namah 
... que teve uma visão inesperada da Mãe Divina. 

47. Om pani-padma svapadvina sobhaman'ambikadrse namah 
... que teve a visão da Mãe Divina segurando a veena em Sua mão de lótus. 

48. Om devi sadyas-tirodhana tapa-vyathita-cetase namah 
... cujo coração foi queimado no fogo do soma no súbito desaparecimento da Mãe Divina. 

49. Om dina-rodana-nir-dhosa-dirna-dikkarna-vartmane namah 
... cujo lamento triste estava dilacerando os ouvidos dos quatro quadrantes. 

50. Om tyaktanna-pana nidradi-sarva-daihika-dharmane namah 
... que desistiu de todas as atividades corporais como comer, beber, dormir, etc. 

51. Om kuraradi-samanita-bhaksya-posita-varsmane namah 
... cujo corpo era nutrido por alimentos trazidos por pássaros e outros animais. 

52. Om vina-nisyanti-sangita-lalita-sruti-nalaye namah 
... cujos ouvidos foram preenchidos pelas ondas de melodias divinas que emanavam da veena (nas mãos da Mãe Divina). 

53. Om apara-paramananda lahari-magna-cetase namah 
... cuja mente estava imersa na felicidade inebriante, ilimitada e suprema. 

54. Om candika-bhikarakara darsanalabdha-sarmane namah 
... cuja mente foi preenchida com paz pela visão da terrível forma da Mãe Divina (Chandika). 

55. Om santa-supamrtajhari-parana nirvrtatmane namah 
... que estava cheio de êxtase bebendo do rio ambrosial do aspecto bem-aventurado (da Mãe Divina). 

56. Om sarada-smarakasesa-svabhava-guna-sampade namah 
... cuja natureza e qualidades nos lembram Sri Sarada Devi. 

57. Om prati-bimbita-candreya-saradobhaya-murttaye namah 
... em quem se reflete a forma dual de Sri Ramakrishna e Sri Sarada Devi. 

58. Om tannadakabhinayana-nitya-rangayitatmane namah 
... em quem vemos a peça desses dois reencenada. 

59. Om candreya-sarada-keli-kallolita sudhabdhaye namah 
... que é o oceano de ambrosia no qual surgem as ondas das várias peças de Sri Ramakrishna e Sri Sarada Devi. 

60. Om uttejita-bhrgu-ksetra-divya-samskara-rasaye namah 
... que aprimorou as potencialidades divinas de Kerela. 
junte-se ao posto 

61. Om bhuyah-pratyavaruddharsa-divya-samskara-rasaye namah 
... que restabeleceu os valores eternos e divinos enunciados pelos rishis. 

62. Om aprakrtat-bhutananda-kalyana-guna-sindhave namah 
... que é um oceano de qualidades divinas que são naturais, maravilhosas, infinitas. 

63. Om aisvarya-virya-kirti-sri-jnana-vairagya-vesmane namah 
... que é a personificação de aisvarya (governo), virya (valor), kirti (fama), sri (auspiciosidade), jnana (conhecimento), e vairagya (desapego). [Seis características da personificação divina.] 

64. Om upatta-bala-gopala vesa-bhusa-vibhutaye namah 
... que assumiu a forma e as qualidades de Bala Gopala (o filho Krishna). 

65. Om smera-snigdha-kadaksayai namah 
...cujos olhares são mais doces e amorosos. 

66. Om svairadyusita-vedaye namah 
... que conduz seus programas de maneira divertida no estrado. 

67. Om pincha-kundala-manjira vamsika kinkini-bhrte namah 
... que usava todos os ornamentos, a pena de pavão, os brincos, as tornozeleiras e a flauta, como Krishna. 

68. Om bhakta-lokakhila-bhista purana prinanecchave namah 
... que deseja agradar o mundo dos devotos, realizando todos os seus desejos. 

69. Om pitharudha-mahadevi-bhava-bhasvara-murttaye namah 
... que no humor da Grande Mãe Divina, sentado no pitha (assento Divino), parece divinamente resplandecente. 

70. Om bhusan'ambara-vesa-sri dipya-manamga-yastaye namah 
... cujo corpo inteiro brilha, adornado com ornamentos e vestimentas únicas como a da Mãe Divina. 

71. Om suprasanna-mukhombhoja-varabhayada panaye namah 
... que tem um rosto brilhante e radiante, tão lindo quanto uma flor de lótus, e que segura Sua mão na postura de bênção. 

72. Om kirita-rasanakarna-pura-svarna-padi-bhrte namah 
... que usa todos os vários ornamentos de ouro e a coroa, como a Mãe Divina. 

73. Om jivha-lidha-maha-rogi-bibhatsa vrnita-tvace namah 
... que lambe com Sua língua as úlceras purulentas de pessoas atingidas por doenças terríveis. 

74. Om tvag-roga-dhvamsa-nisnata gaurangapara murttaye namah 
...que, como Sri Chaitanya, é adepto da remoção de doenças de pele. 

75. Om steya-himsa-surapana-dyasesadharma-vidvise namah 
... que desaprova veementemente más qualidades como roubar, ferir outras pessoas, usar intoxicantes, etc. 

76. Om tyaga-vairagya-maitryadi-sarva sadvasana puse namah 
... quem incentiva o cultivo de boas qualidades, como renúncia, desapego, amor, etc. 

77. Om padasrita-manorudha-dussamskara-rahomuse namah 
... que rouba todas as más tendências dos corações daqueles que se refugiaram em Seus Pés de Lótus . 

78. Om prema-bhakti-sudhasikta-sadhu-citta-guhajjuse namah 
... que reside na caverna dos corações dos piedosos que estão encharcados com o néctar da devoção. 

79. Om sudhamani maha-namane namah 
... que tem o grande nome Sudhamani. 

80. Om subhasita sudha-muce namah 
... cuja fala é tão doce quanto ambrosia 


81. Om amrtananada-mayyakhya-janakarna-puta-sprse namah 
... cujo nome, como Amritanandamayi, ressoa em todo o mundo (chegando aos ouvidos de as massas). 

82.Om drpta-datta-viraktayai-namah 
... que é indiferente às oferendas de pessoas vaidosas e mundanas. 

83. Om namrarpita-bhubhuksave namah 
... que aceita a comida oferecida pelos devotos com humildade. 

84. Om utsrsta-bhogi-samgayai namah 
... que não está inclinado a estar na companhia de pessoas que buscam prazer. 

85. Om yogi-samga-riramsave namah 
... que aprecia a companhia dos iogues. 

86. Om abhinandita-danadi-subha-karma-bhivrddhaye namah  ...  que
incentiva boas ações como caridade, etc.  . 

88. Om protsahita brahma-vidya sampradaya-pravrttaye namah  ... que incentiva o aprendizado de Brahmavidya, a ciência do Absoluto através da linhagem tradicional Guru-discípulo. 

89. Om punar'asadita-srestha-tapovipinia-vrttaye namah  ... que trouxe de volta o grande modo de vida dos sábios das florestas. 

90. Om bhuyo gurukula-vasa-siksanotsuka-medhase namah  ... que está interessado em restabelecer o modo de educação 'gurukula'. 

91. Om aneka-naisthika-bramacari nirmatr-vedhase namah  ... que é mãe de muitos, muitos brahmacharins ao longo da vida. 

92. Om sisya-samkramita-sviya-projvalat brahma varcase namah  ... que transmitiu Seu brilho divino aos Seus discípulos. 

93. Om antevasi-janasesa-cesta-patita drstaye namah  ... que zela por todas as ações dos discípulos. 

94. Om mohandha-kara-sancari-loka-nigrahi-rocise namah 


...que tem prazer em abençoar os mundos, movendo-se como uma luz celestial, dissipando as trevas. 

95. Om tamah-klista-mano-vrsta-svaprakasa-subhasise namah 
... que derrama a luz de Suas bênçãos sobre os corações daqueles que sofrem nas trevas da ignorância. 

96. Om bhakta-suddhanta-ramgastha bhadra-dipa-sikha-tvise namah 
... que é a chama brilhante da lâmpada acesa no coração puro dos devotos. 

97. Om saprithi-bhukta-bhaktaughanyarpita-sneha-sarpise namah 
... que gosta de beber o ghee (manteiga) oferecido pelos devotos. 

98. Om sisya-varya-sabha-madhya dhyana-yoga vidhitsave namah 
... que gosta de sentar-se com os discípulos em meditação. 

99. Om sasvalloka-hitacara-magna dehendriyasave namah 
... cujo corpo e sentidos estão sempre engajados em ações para o bem do mundo. 

100. Om nija-punya-pradananya-papadana-cikirsave namah 
... que fica feliz em trocar Seus próprios méritos pelos deméritos dos outros. 

101. Om para-svaryapana-sviya naraka-prapti-lipsave namah 
... que fica feliz em trocar o céu pelo inferno para o alívio dos outros. 

102. Om rathotsava-calat-kanya-kumari-martya-murttaye namah 
... que é Kanya Kumari (Deusa do Cabo Comarin) em forma humana, como por ocasião do festival da carruagem. 

103. Om vimo-harnava nirmagna bhrgu-ksetrojjihirsave namah 
... que está ansioso para elevar a terra de Kerala, que está imersa no oceano da ignorância. 

104. Om punassanta-nita-dvaipayana-satkula-tantave namah 
... que ampliou a grande linhagem do Sábio Ved Vyasa (que nasceu na comunidade de currais de pesca). 

105. Om veda-sastra puranetihasa-sasvata-bandhave namah 
... que é o eterno amigo do conhecimento védico e de todos os outros textos espirituais. 

106. Om brghu-ksetra-samun-milat-para-daivata-tejase namah 
... que é a glória divina da terra do despertar de Kerala. 

107. Om devyai namah 
...que é a Grande Mãe Divina. 

108. Om premamrtanandamayyai nityam namo namah 
...que está cheio de amor divino e felicidade imortal. 

Om Amriteshwaryai Namah 
... que é a Deusa da bem-aventurança Imortal! 

Om Lokah samashta sukhino bhantu 
Que todos os seres em todos os mundos sejam felizes. 

Om Shanti, Shanti, Shanti 
Om Paz, Paz, Paz 

Om Sri Gurubhyo Namah Hari Om! 

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