Depois da Morte

Acabou de sair em Portugal este livro muito interessante, datado de 2021. 
Este psiquiatra e professor de psiquiatria dedicou a vida ao estudo científico das experiências de quase-morte (EQM). Muitas pessoas experienciam uma clara revisão de toda a sua vida anterior e, fenómeno menos conhecido, mais de metade experiencia esses acontecimentos passados não apenas através dos seus próprios olhos, mas também dos dos outros, sentindo por dentro os pensamentos e emoções das pessoas com quem interagimos positiva e negativamente no passado. Isto por si só sugere que, nestas experiências-limite, se desvela que somos também os outros... Mas, por vezes, experiencia-se simultaneamente mais alguma coisa, um vislumbre de iluminação... Eis o relato de um homem de 33 anos que sobreviveu ao esmagamento por uma carrinha debaixo da qual trabalhava e que reviu e ressentiu o que aconteceu quando, aos oito anos de idade, resolveu cortar umas flores silvestres que a tia lhe havia pedido que não cortasse:  
 
            "O que lhe estou a dizer é que estive no corpo da minha tia Gay, estive nos seus olhos, estive nas suas emoções, estive nas suas perguntas sem resposta. Experienciei o desapontamento, a humilhação. Foi completamente devastador para mim. Alterou bastante a minha atitude enquanto o experienciava. Para além disto, e o que é provavelmente mais importante que tudo, espiritualmente falando, tive a possibilidade de observar a cena, absolutamente, positivamente, incondicionalmente. Por outras palavras, não com o horrendo mal-estar emocional por que a minha tia Gay passara. Eu experienciei-o com esse amor incondicional que é apenas o olhar de Deus, ou o olhar de Jesus Cristo, ou a luz de Jesus, ou a luz de Buda iluminado, a entidade espiritual. Sem qualquer teor de julgamento. Isto em simultâneo com a total devastação do que criei na vida da minha tia. E a arrogância, os pequenos pensamentos maliciosos, o mal-estar, e a excitação do que criei na minha própria vida em tão tenra idade"
 
            ~ Bruce Greyson, Depois da Morte. Uma Abordagem Médica às Experiências de Quase-Morte, Lisboa, Desassossego, 2023, pp.54-55.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Uma das recomendações mais frequentes que o curador psíquico Edgar Cayce fazia para restaurar a saúde era o uso de pacotes de óleo de rícino.

Convite especial para Apresentação da Nutrição VLIVE 160 nutrientes num único Pack - Este Sábado 27 de Abril das 17:00 às 19:00

DIVALDO - O MENSAGEIRO DA PAZ