EXAUSTÃO / Esgotamento/ Burnout
Exaustão é uma expressão comum utilizada no meio médico e terapêutico para descrever a fadiga profissional. Burnout é considerado um problema de ajustamento que inibe o desejo de trabalhar.
É frequentemente associada a problemas de ansiedade e depressão. Seus sintomas incluem grande fadiga, perda do gosto pela vida e perda do desejo. A pessoa que sofre com isso tem a impressão de lutar contra uma máquina, contra um sistema, contra algo grande demais para ela/ ele
Essa doença ocorre principalmente em executivos, enfermeiros, professores... enfim, em todos os profissionais cujo trabalho depende de um enorme sistema. Burnout às vezes é confundido com depressão.
Esse cansaço ocorre em pessoas que têm coisas a acertar com seus pais do mesmo sexo. Quando crianças queriam impressionar aquele pai ou aquela mãe fazendo de tudo para agradá-lo, mas não obtiveram o reconhecimento desejado.
Se sentiam controlados e impotentes. Não acreditando em seu valor, adquiriram o hábito de "fazer" para provar que "são".
Eles confundem "fazer" e "ser".
Têm a reputação de serem pessoas trabalhadoras, mas muitas vezes se sentem aprisionados por suas conquistas.
Têm muitos negócios inacabados e, quando ninguém reconhece tudo o que fazem, sentem-se muito sozinhos.
Finalmente desanimam e dizem para si mesmos: "Para que serve tudo o que faço?".
Então se sentem impotentes, saem do jogo e caem rapidamente. Não podem fazer nada e nem têm vontade de fazê-lo.
Se você se reconhece na descrição acima, é importante que comece a reconhecer o mais rápido possível o que você É. Aceite o fato de que você decidiu quando criança que, se fizesse muito, seu pai do mesmo sexo gostaria mais de você. Só você pode mudar essa decisão. Ninguém no mundo tem o direito de exigir nada além de seus limites, nem mesmo você mesmo.
Amar a si mesmo é reconhecer seus próprios talentos, limites e fraquezas, com tudo o que isso implica. Se você tinha a impressão de que seu pai exigia muito de você, essa não era a realidade. Ele ou ela estava lá para mostrar o que você exigia de si mesmo.
Então você fez a transferência: seu trabalho se tornou aquele pai, e você ainda quer ser amado pelo que faz.
É necessário que, a partir de agora, você realize seu trabalho com o melhor de seu conhecimento e verifique bem o que seus superiores querem de você antes de assumir que você deve impressioná-los.
Além disso, você tem o direito de dizer "não" quando achar que é demais para você. Se você respeitar seus limites, terá menos probabilidade de criticar os outros e se sentirá mais feliz. Lembre-se de que uma pessoa alegre renova constantemente suas energias.
A pessoa que sofre de burnout não está cansada por falta de energia; ao contrário, lhe falta energia porque sua capacidade de amar está esgotada.
Comentários
Enviar um comentário