Você está de mau humor, com dificuldade para dormir, ansiedade, enxaqueca, tristeza, sonolência?
A Serotonina é a responsável por isso! Saiba os alimentos indispensáveis para aumentar a sua serotonina e o seu bem estar.
Você sabe o que é serotonina?
Creio que já ouviu falar. Mas você sabe quão importante ela é para seu bem estar e felicidade?
Você sabe como aumentar a sua serotonina?
Sabe onde ela é produzida?
Uma das formas de aumentar a concentração de serotonina na corrente sanguínea é consumindo de alimentos ricos em triptofano, praticar exercícios físicos com regularidade, ter sono de qualidade e um intestino saudável.
As principais funções da serotonina são:
1. Controla os movimentos do intestino
2. Regula o humor, diminui a ansiedade, aumenta a felicidade, por isso que baixos níveis pode causar ansiedade e depressão.
3. Interfere na náusea - A serotonina é necessária no organismo nos processos de eliminação substâncias tóxicas do intestino, como, nos casos de diarreia e náusea.
4. A serotonina estimula regiões do cérebro que controlam o sono e o despertar, por isso, quando ela está baixa, a pessoa tem alterações do sono.
5. As plaquetas liberam serotonina para ajudar na cicatrização de feridas. A serotonina provoca vasoconstrição, facilitando a coagulação do sangue.
6. Você sabia que o excesso de serotonina afeta a saúde dos ossos? Níveis significativamente altos de serotonina nos ossos podem tornar os ossos mais fracos, aumentando o risco de osteoporose? Isso acontece por causa do excesso de medicamentos com serotonina.
7. A serotonina está relacionada com a líbido e, por isso, alterações dos seus níveis, altera o desejo sexual.
8. Ela também controla o apetite; a temperatura corporal e reduz o nível de agressividade; Onde a serotonina é produzida?
O hormônio é fabricada no cérebro e nos intestinos, de 80-90%, é encontrada no trato gastrointestinal. A serotonina é secretada pela glândula pineal, localizada no centro do cérebro, que produz também a melatonina a partir do mesmo aminoácido, o triptofano, por isso é importante ter melatonina suficiente para não interferir na produção da serotonina.
O que faz baixar a produção da Serotonina?
- Alimentação pobre em triptofano, baixa concentração de melatonina, Alterações intestinais que acontecem por interferência de alguns alimentos: o açúcar, farinhas processadas, gordura, que altera a flora intestinal e prejudicando a digestão e absorção dos alimentos, inclusive do triptofano.
- O stress também faz baixar a serotonina - por causa do aumento de cortisol, que derruba consideravelmente o hormônio.
Aprenda administrar o stress.
Como melhorar a produção:
- Alimentos que ajudam tanto na produção quanto no funcionamento do intestino:
Chia; Gergelim, Sementes de girassol, Sementes de linhaça, Pistache; Castanha de caju; Castanha do Pará; Amêndoas; Alfarroba, Avelã, Banana, Feijão, grão de bico; Amendoim; Centeio, aveia e cereais integrais; morango, abacaxi e mamão; agrião, espinafre e rúcula; tomate e abóbora;
Além da alimentação, é existem outros hábitos que aumentam os níveis de serotonina no organismo:
O exercício físico, principalmente os praticados ao ar livre: natação, corrida, ciclismo, aeróbicos ou simplesmente uma caminhada ao ar livre todos. Por isso o exercício físico produz uma sensação de bem-estar e de satisfação, além de beneficiar a saúde geral.
Meditação, já sabemos que a meditação melhora a qualidade de vida como um todo, ela é também uma alternativa que dispara a produção de serotonina. A meditar que recomendo é baseada em uma leitura que te conecta com Deus e te ajuda a melhorar o relacionamento com você mesmo, com as pessoas em sua volta, com a natureza e com Deus.
Atitudes simples que proporciona momentos prazerosos, como: Rever fotografias com momentos felizes; Realizar atividades de lazer; Entrar em contato com lembranças positivas e com a natureza.
Comentários
Enviar um comentário