Avançar para o conteúdo principal

Propriedades do Dióspiro

Ajuda na perda de peso 

Uma fruta de tamanho médio pesa cerca de 168 gramas e oferece apenas 31 gramas de hidratos de carbono. A fruta quase não tem gordura. Estes dois factores fazem dela uma amiga ideal para aqueles que desejam comer enquanto tentam perder esses quilos extra.

 

Fonte Rica de Fitoquímicos 

O fruto é uma rica reserva de fitoquímicos variados – catequinas e antioxidantes polifenólicos. A catequina é um poderoso agente anti-inflamatório e anti-infeccioso. Assim, pode ajudar a prevenir reações inflamatórias e infeções indesejadas.

 

Para um Sistema Digestivo Saudável

As fibras, como sabem, são essenciais para a boa circulação intestinal. A utilização regular desta fruta rica em fibras pode ajudar a aliviar os problemas relacionados com o movimento intestinal, abrindo assim caminho para a manutenção de um sistema digestivo saudável. Os taninos, presentes nos dióspiros, regulam o movimento intestinal, oferecendo assim um alívio da diarreia. Isto, por sua vez, ajuda a manter o sistema digestivo saudável.

 

Bom para Diabéticos

Aqueles que sofrem de diabetes são propensos a avidez pela fome, e isso acontece com demasiada frequência. Sendo rico em fibras, este fruto pode ser saboreado pelos diabéticos para diminuir os níveis de fome. A fruta também é conhecida por regular o nível de açúcar no sangue.

 

Açúcar no sangue

A forma como as folhas de dióspiro parecem baixar o açúcar no sangue há muito que permanece um mistério, apesar da sua utilização milenar na medicina tradicional. Num ensaio clínico recente com 68 pessoas prediabéticas, os cientistas descobriram que o extrato de folha de dióspiro pode afetar positivamente as assinaturas proteicas complexas no organismo. Segundo os autores do estudo, isto significa que os dióspiros podem afetar a expressão genética para ajudar a prevenir a diabetes e o nível elevado de açúcar no sangue.


Manutenção de um metabolismo saudável

Dos benefícios já mencionados da perda de peso e do energético natural, já se entende que o fruto dióspiro irá manter um bom metabolismo. O elevado teor de ácido fólico, piridoxina e tiamina deste fruto ajuda a manter a funcionalidade de cada órgão.

Por conseguinte, o metabolismo é aumentado. Isto resulta numa melhor digestão, níveis elevados de energia, tonificação muscular e reforço do sistema imunitário. O dióspiro tem uma propriedade antioxidante que ajuda a neutralizar os radicais livres que podem ser nocivos para as células do organismo.

Segundo estudos com animais, estes frutos podem limitar a atividade dos genes que conduzem à acumulação de gordura. Em ratos diabéticos, os dióspiros impediram a acumulação de gordura no fígado e melhoraram o controlo do açúcar no sangue. E noutro estudo com roedores, as proantocianidinas do dióspiro também baixaram o açúcar no sangue.

 

Saúde do Coração

arterioscleroseé a acumulação de placa dentro das artérias. De acordo com alguns investigadores, os antioxidantes no dióspiro podem retardar a aterosclerose, diminuindo a inflamação e os danos oxidativos ao colesterol mau (LDL).

Tradicionalmente, as folhas do dióspiro japonês são utilizadas no Japão para reduzir a pressão sanguínea. Os flavonoides das folhas podem reduzir a atividade da enzima conversora da angiotensina, semelhante a vários medicamentos que reduzem a pressão sanguínea.

 

Melhora a Visão

Contém vitamina A em quantidades significativas. E, é um facto estabelecido que a vitamina A tem potencial para melhorar a visão.

 

Benefícios diuréticos

Existe um elevado teor em potássio e cálcio no dióspiro. Quem sofre de problemas renais, deve consumir um fruto de dióspiro todos os dias, uma vez que isso ajuda a aliviar a retenção de água. De facto, o consumo regular de frutos de dióspiros pode mesmo evitar eficazmente o problema da retenção de água. Uma vez que o dióspiro contém um elevado teor de potássio, é melhor consumir este fruto do que consumir os diuréticos, uma vez que estes resultam numa perda significativa de potássio.

Ajuda a melhorar a produção de glóbulos vermelhos
O cobre, presente nesta fruta, ajuda na absorção adequada do ferro. Isto, por sua vez, ajuda na produção de eritrócitos.

 

Para a obstipação

Aqueles que sofrem de prisão de ventre podem ser muito beneficiados com o dióspiro. Este fruto tem um teor muito rico em fibras solúveis em água. Isto funciona como um laxante natural e, portanto, aqueles que têm problemas intestinais, podem desfrutar de alívio.

 

Previne contra Constipações e Gripes

Vários problemas de inflamação, infecções e resfriados e gripe podem ser prevenidos através do consumo regular de dióspiro. Isto porque os frutos do dióspiro contêm uma rica quantidade de vitamina C que reforça a imunidade do organismo para combater estas infeções.

 

Mantém o fígado saudável

O Dióspiro é rico em antioxidantes, que procuram os radicais livres derivados do oxigénio nocivos no nosso organismo. Também reduz o efeito dos materiais tóxicos e previne os danos celulares. Isto acaba por resultar num corpo desintoxicado e num fígado saudável.

 

Saúde da pele

O conteúdo adstringente do dióspiro ajuda a abrir os poros da pele e, assim, a suavizar as linhas finas. Consequentemente, a pele torna-se jovem e radiante. Quando o fruto é utilizado em máscaras faciais como, por exemplo, misturando a polpa do dióspiro com algum sumo de limão e gema de ovo, dá uma pele com um aspeto radiante.

 

Reduz a Retenção de Água

Sendo diurético por natureza, o diurético pode pôr fim à retenção de água, bem como aumentar a quantidade de urina que flui através dos rins. Com elevado teor de potássio, garante que não se perde nenhum mineral significativo durante a micção.

 

Soluços

A forma como o dióspiro trata os soluços não é clara, mas este fruto incrível é amplamente utilizado pelos médicos chineses e funciona muito bem nos problemas persistentes de soluços. Ensopar os caules de dióspiro com alguns pedaços de cravinho e um pouco de gengibre durante 10 minutos e depois beber esta água em estado ligeiramente quente ajudará a reduzir os soluços.

 

Oferece Muita Energia

O sumo de dióspiro é considerado um energético natural, devido ao seu elevado teor de potássio e açúcar. O consumo de um copo de sumo de dióspiro pode dar-nos energia instantânea para realizarmos qualquer atividade com potência. É uma boa escolha para aliviar o esgotamento e o stress.

 

Mantém as Infecções longe

O dióspiro é uma fonte surpreendente de fitoquímicos, incluindo os antioxidantes polifenólicos e as catequinas. Estes contribuem para a propriedade anti-inflamatória do fruto, o que acaba por ajudar a prevenir os ataques de doenças infecciosas.

 

Reforça a Imunidade

Sendo uma boa fonte de vitamina C, o fruto, quando utilizado regularmente na sua dieta equilibrada, pode ajudar a reforçar os níveis de imunidade. Assim, atua como um escudo contra constipações comuns, gripe, bem como várias infeções pulmonares, incluindo a asma.

 

Ajuda a combater o cancro

Sendo uma rica fonte de antioxidantes, esta fruta ajuda a reduzir os radicais livres. Estes, caso contrário, podem danificar as células e desencadear o cancro. A presença de vitamina A, bem como de shibuol e ácido betulínico, enriquece as propriedades de combate ao cancro deste fruto.

 

Bom para a Hipertensão Arterial

O sódio, quando incluído excessivamente na dieta, pode desencadear hipertensão. Sabe-se que o dióspiro possui baixos níveis de sódio. Por conseguinte, pode ser utilizado como parte de uma dieta pobre em sódio equilibrada, concebida para aqueles que têm hipertensão.

 Por João Gracieira

  

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Uma das recomendações mais frequentes que o curador psíquico Edgar Cayce fazia para restaurar a saúde era o uso de pacotes de óleo de rícino.

Convite especial para Apresentação da Nutrição VLIVE 160 nutrientes num único Pack - Este Sábado 27 de Abril das 17:00 às 19:00

DIVALDO - O MENSAGEIRO DA PAZ